terça-feira, 15 de novembro de 2011

Neuroestimulador Eon Mini

Indicações de uso
Os sistemas de neuroestimulação Eon e Eon Mini são indicados como auxiliares no controle da dor crônica e intratável do tronco e/ou dos membros, incluindo dor unilateral ou bilateral associada a qualquer um dos fatores: síndrome de insucesso na cirurgia dorsal e dor intratável na perna ou lombar.

Contra-indicações
O sistema é contra-indicado para pacientes com marca-passos cardíacos de demanda.
Se você não for capaz de operar o sistema ou se não receber um alivio eficaz da dor durante a estimulação de teste, o sistema de neuroestimulação não poderá ser implantado.

Descrição do Sistema
Os sistemas de neuroestimulação Eon e Eon Mini da Advanced Neuromodulations Systems® (ANS®) são geradores de pulsos implantáveis (GPIs) que aplicam impulsos elétricos de baixo nível, através de um ou mais eletrodos, as fibras nervosas selecionadas – um método de controle da dor que funciona muito bem para certos tipos de dor crônica e intratável. Acredita-se que os impulsos elétricos interrompam as mensagens de dor que estão sendo transmitidas ao cérebro, substituindo as áreas de dor por uma sensação de formigamento ou massagem, denominada parestesia ou estimulação.

Um sistema consiste em quatro componentes principais:


Programador
Programador do paciente
O programador de paciente Eon permite ao paciente o controle total, através da solução de programas prescritos pelo médico para o download ao GPI.








Bastão
Bastão de programação
O bastão permite a capacidade de comunicação bidirecional para o carregamento e o download de informações entre o GPI e o programador.



 




GPI
GPI
O gerador de pulsos implantável contem uma bateria e circuitos eletrônicos para gerar impulsos elétricos aos eletrodos.









                       
Derivação
Derivação
A derivação é um cabo fino ou uma pequena placa implantada no espaço acima da medula espinhal ou próximo ao nervo selecionado. Os eletrodos de metal ao longo da derivação aplicam impulsos elétricos de baixo nível na área desejada. 







Registro do sistema

Você recebera um cartão de identificação clinica pessoal. Este pequeno cartão destina-se ao seguinte: 

Identificá-lo como portador de um dispositivo médico implantado.
  • Ajudá-lo a passar por sistemas de segurança, como aqueles de aeroportos.
  • Fornecer informações de emergência que permitem que o seu médico seja contatado.
  • Ativar a garantia do sistema.

Cartão de identificação
Cartão de identificação


Advertências

Esta é uma lista com os riscos em potencial associados à estimulação da medula espinhal, dos quais você deve estar ciente para evitar resultados graves que possam causar lesão ou morte.

Você não deve usar a estimulação da medula espinhal (EME) se apresentar risco cirúrgico elevado ou for portador de enfermidades múltiplas ou infecções gerais ativas.

Terapia de diatermia - Operação de maquinário, equipamentos e veículos – Imagem por ressonância magnética (IRM) – Dispositivos antifurto e detectores de metal – Movimento da derivação – Gases explosivos ou inflamáveis – Marca-passos cardíacos – Desfibriladores cardioversores - Mudanças posturais.

Efeitos adversos

A implantação de um sistema de neuroestimulação envolve alguns riscos. Além dos riscos comumente associados a cirurgia, os que estão relacionados a seguir também são associados a implantação e/ou utilização de um sistema de neuroestimulação.
  • Com os passar do tempo, podem ocorrer alterações indesejáveis na estimulação. Elas são possivelmente associadas a alterações celulares no tecido ao redor dos eletrodos, alterações na posição dos eletrodos, conexões elétricas soltas e/ou falha na derivação.
  • O posicionamento de uma derivação no espaço epidural é um procedimento cirúrgico que pode expor o paciente a riscos de hemorragia epidural, hematoma, infecção, compressão da medula espinhal e/ou paralisia.
  • A estimulação em alta potencia pode causar sensações desagradáveis ou distúrbios motores (incluindo movimentos). Caso ocorra uma sensação desagradável, desligue o GPI imediatamente.
  • Podem ocorrer falhas ou vazamento da bateria.
  • Estimulação radicular da parede torácica.
  • Vazamento do LCR.
  • Dor persistente no local do eletrodo ou GPI.
  • Seroma no local do implante.
  • Migração da derivação, podendo resultar em alterações na estimulação e uma subseqüente redução no alivio da dor.
  • Reação alérgica ou de rejeição aos materiais do implante.
  • Migração do implante e/ou erosão cutânea local.
  • Paralisia, fraqueza, inabilidade, entorpecimento ou dor abaixo do nível da implantação.
Sistema para recarregar gerador Eon Mini:

Carregador Eon Mini
Antena do carregador

Adaptador de alimentação 
de energia

Cabo de alimentação

Recarregando gerador Eon Mini:

Carregador preso ao cinto
Antena presa ao cinto e sobre o gerador


Outros itens:

Imã
Manual do sistema



Nenhum comentário:

Postar um comentário