“(...) A cirurgia é realizada em um único tempo
cirúrgico. Primeiramente é introduzido o eletrodo percutaneamente no espaço
epidural lombar. Após a verificação da correta posição do eletrodo, procede-se
o implante do gerador na região glútea ou em hipocôndrio D sob anestesia geral.
Não há necessidade de UTI no pós-operatório e o paciente tem alta normalmente
no 2º dia após o procedimento. Após a cirurgia, o paciente deve comparecer,
ambulatorialmente com determinada freqüência para que possamos acertar os
melhores parâmetros de estimulação para o mesmo. Esta programação é feita de
modo percutâneo por telemetria, não necessitando internamento do paciente. O
paciente usa este mecanismo indefinidamente, ou até um ponto onde sua dor
desapareça espontaneamente, o que infelizmente pode demorar vários anos para
ocorrer, ou até mesmo nunca ocorrer. (...)”
Curitiba, 20 de outubro de 2011.
A Srta. Márcia Pereira foi vítima de queda de cavalete sobre o tornozelo E em 2003, com grave lesão do tendão de Aquiles. Desde então, evoluiu com intensa dor refratária a todos os tipos de tratamento medicamentoso e fisioterápico, incluindo opióides como a morfina. Teve piora gradativa da dor, até um ponto onde estava totalmente comprometida para desempenhar suas atividades laborativas.
Há 3 semanas, foi submetida a colocação cirúrgica de um eletrodo de neuroestimulação na medula, próximo à região que controla a dor dos pés, na região torácica. Um pequeno gerador foi implantado na região glútea que, conectado ao eletrodo, transmitia os impulsos elétricos para a medula da paciente. A cirurgia foi realizada em 60 mins e transcorreu sem intercorrências. Na mesma tarde o eletrodo foi ligado, e com 24 horas após a cirurgia já apresentava melhora de 80% da dor recebendo alta no 1o dia pós-operatório. Quando retornou para retirar os pontos após uma semana, estava conseguindo andar sem o auxílio de muletas, fato que não ocorria há muitos anos e estava extremamente satisfeita com o resultado do procedimento. A expectativa é que a paciente volte a realizar fisioterapia o mais precocemente possível e que tenha condições de retornar a suas atividades laborativas e cotidianas, mesmo que com alguma limitação.
Att
Alexandre N. Francisco
Fotos após Implante de Eletrodo Medular e o Gerador:
|
Cirurgia realizada no dia 28/09/2011. |
|
Segundo dia após cirurgia. |
|
Terceiro dia após cirurgia. |
|
Uma semana após cirurgia no
dia da retirada dos pontos. |
|
|
|
|
|
Quase um mês após cirurgia. |
Radiografias indicando a localização do Eletrodo Medular e do Gerador:
|
Localização do eletrodo e gerador. |
|
|
Localização do eletrodo e gerador. |
|
Estou prestes a fazer o implante, ansioso, pois DOR ninguem merece.
ResponderExcluirMeu médico, ontem, disse que para o meu caso seria necessário esse implante. Após as 2 cirurgias de coluna pelas quais passei, no ano passado, começaram dores horrorosas na minha perna esquerda, me impossibilitando de andar, a não ser com o andador, de sentar normalmente e de ficar de pé. Somente deitada fico bem ou meio deitada, na "cadeira do papai". Resultado: dependo de todos para que me tragam comida, para que me ajudem o tempo todo. Não tenho nenhuma qualidade de vida. Li tudo sobre o seu caso. Como vc está agora?
ResponderExcluirAbs,
Míriam
Oi Miriam!
ExcluirEstou muito bem, esta sendo como um novo recomeço após o implante, voltei a caminhar, a dormir sem depender de nenhum medicamento, alias não faço uso de mais nenhuma medicação após o implante, entre outras coisas simples que agora posso realizar sem depender de ninguém, etc.
Hoje posso dizer que tenho 80% de uma vida normal, pois sofro com as sequelas ortopédicas, mas sinto que 80% são 100% porque quem sofre com dores crônicas não vive, apenas sobrevivi. Por isso não podemos parar de lutar nunca.
As dores crônicas da SDRC estão 100% contraladas graças ao sistema de neuroestimulação.
Força, não desista de lutar!!!
Bom dia Márcia!
ExcluirMeu nome é Josilene .
Vi seu relato sobre o implante, como você está hoje?
Tem o mesmo problema so que é na mão, quase 10 anos de dores, meu médico indicou esse procedimento.
Que bom, Márcia, fico super feliz. Estou com muito medo, porém com esperança. Como vc disse, não posso desistir de lutar. Obrigada por suas palavras. Deus te abençôe.
ResponderExcluirQue bom ler seu depoimento, estou aguardando para realizar o implante, minhas dores são horriveis e sei que vai dar tudo certo.
ResponderExcluirOlá, continue lutando e pensando assim que tudo irá se realizar positivamente.
ExcluirTudo de melhor para você!!!
Comigo não deu resultado, vou retirá-lo.
ResponderExcluirOlá Márcia, boa noite! Sofri um acidente em 2009 no pé esquerdo, onde tive que me submeter a uma cirurgia de artrodese e com colocação de pinos e hastes, no que adquiri uma doença ao qual o médico diagnosticou como sendo uma distrofia reflexo simpática. Mesmo com uso de medicamentos fortes, fisioterapias, uso de morfina, ñ obtive resultado na diminuição das dores. Meu médico aconselhou o implante de eletrodos. Estou muito nervosa com medo de ficar sem andar, gostaria se possível sua opinião. Grata!
ResponderExcluirFaça o implante sem medo, sua qualidade de vida será surpreendente. Fiz e estou melhorando a cada dia. O médico já tirou a medicação pra dor.
ExcluirBoa sorte!
Anônimo você não vai se arrepender. Aceita Unimed
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla, meu nome e Edson, moro em Vitoria ES. Marcia gostaria de saber se vc pode me ajudar, ficarei muito grato, vc conhece mais pessoas que fizeram esse procedimento? Pois meu medico disse que eu vou ter que fazer, e eu tenho algumas duvidas, e nao sei se faço ou nao. Pois ja fiz duas cirurgias de hernia discal lombar ha 14 anos e meio, fiz as duas cirurgias dentro de 3 meses, janeiro e abril de 2000. e em outubro de 2012 eu fiz uma rizotomia, repeti a mesma em abril de 2013, e novamente em maio de 2014. Agora meu medico disse que o melhor a fazer e colocar o eletrodo, e confesso que estou na duvida, pois ja fiz tanta coisa, hoje eu tomo. 3600 MG DE GABAPENTINA POR DIA, VENLAFAXINA, CLORPROMAZINA, MIRTAZAPINA, QUETIAPINA, BUPROPIONA, METADONA DE 10 MG, e mesmo assim ainda sinto dor, ja sofro com isso ha 15 anos, desde 1999, eu ja nem trabalho mais, me aposentaram por invalidez acidente de trabalho. Se vc ou alguem souber de alguma coisa que possa me ajudar, ficarei muito grato, nao aguento mais sentir dor, minha vida so Deus sabe, nao tenho prazer para nada. Desde ja muito obrigado.
ResponderExcluirAh, eu coloquei o gerador. Dia 26/12/14
ResponderExcluirAinda dói, o melhor resultado depois desse implante, é muitos exercícios, hidro e alongamentos. O músculo tem que relaxar para não endurecer.
Li muito sobre esse gerador e eletrodos, manter a carga correta, a freqüência tbm e não parar de se exercitar.
Tomo miosan de 8 em 8 horas, para melhor resultado. Tenho 2 cirurgias de artrodese, ninguém merece ter passado por isso.
O que está atrapalhando minha recuperação, é que meu marido fez cirurgia do coração, essa tensão toda, noites mal dormidas, má alimentação... As dores voltaram. Hj mesmo estou em crise, sinto uma dor tão forte que tirou meu apetite, sono, enfim... Sinto como estivesse tudo em carne viva, queima demais, não tenho posição e o único remédio que tura a minha dor, é morfina. Descobri que sou alérgica. Não tem mais nada a fazer! Tramal, tylex, codeína, coltrax, dexalgina... Nada ameniza essa dor, por isso insisto em dizer, não pare de fazer exercícios, façam compressas quentes, alongamentos. Não desejo a ninguém isso que estou passando.
Fiz um implante dos eletrodos há um ano e quatro meses sinto muita dor Onde está o aparelho e os eletrodos e ultimamente tá inchando o local muita dor na parte de cima da cabeça deve ter alguma coisa errada Se alguém puder me dar uma dica
ResponderExcluirOla,vc sabe o porque está com tanta dor em volta aonde est os eletrodos?Eu nao estou suportando mais....de tanta dor, operei tem 4 meses...vc soube o que te causava tanta dor?
ExcluirBoa noite Antônio. Procura o Dr Luiz Eduardo carelle. RJ
ExcluirEu tive que entrar na justiça para conseguir o direito de colocar o Neoroestimulador, mas o Juiz já deu causa como ganha desde setembro do ano passado, mas eles só sabem disser que não tem verba. Concordo com o que falaram, quem tem dor crônica, NÃO VIVER, SOBREVIVE.
ResponderExcluirNão sei mais a quem recorrer!
Olá boa noite! fiz esse implante dos eletrodos na sexta feira dia 08/07, e estou sentindo muito incomodo, nas costas, e as vezes em algumas posições deitada me doi o osso da perna bem no quadril, isso é normal? e eu sinto muita queimação em cima dos cortes. sabem me responder se isso é normal? obrigada Josy
ResponderExcluirOlá, meu nome é Thelma e nossa, eu to perplexa com os depoimentos de vcs, eu pensei que era só comigo! Depois de uma cirurgia de artrodese na coluna lombar, com implantação de 4 parafusos e uma vertebra falsa.. e outra cirurgia pra fechar uma fistula liquorica, comecei a sentir uma dor insuportável 24horas na perna esquerda...tomo tramal todo santo dia,ha dois anos e isso só me dá um pequeno alívio pra tomar um banho! Não sei mais o que é "vida" eu apenas existo! Meu médico falou sobre esse eletrodo,e fiquei com mto medo... depois de ler o depoimento de quem ja colocou.. to perdendo a coragem... :(
ResponderExcluirMe responde uma coisa: quem ja colocou o eletrodo,e esta sentindo dores, se soubesse antes, teria colocado?
Agradeço demais, se alguém me responder... e proponho criarmos um grupo de whatsapp pra trocarmos informações, o que vcs acham? Vou deixar meu email e se alguém se interessar, manda o numero por email ta? Acho que isso irá nos ajudar mto, pois somos "irmãos pela dor"! :(
Tvcmaa@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluirboa ideia Telma
ResponderExcluirpaulocesardelara@gmail.com
Olá "irmãos da dor" me chamo Vander e estou na próxima quinta feira dia 23/02 me submetendo a quarta cirurgia na coluna, dessa vez para troca do eletrodo do neuroestimulado. A cada procedimento carregamos as esperanças de que nem que seja pequena, mas que melhore as dores que nos acompanha. Quanto a dúvida se é válido o implante, bem quando se trata do alivio de nossas dores sempre é válido, deixo um abraço a todos e boa sorte...!!!
ResponderExcluirObs: meu contato via e-mail: vrcoelho@gmail.com
colegas, da dor cronica ou provocada pelas cirurgia da coluna com artrodese, estou nessa mesma vida de voces, que esta esperando por eletrodos.EU OPERADA DA LOMBAR A MAIS DE 02 ANOS IMAGINA MELHOROU UM POUCO, DEPOIS SÓ DOR NA SACRO ILÍACO E AGORA O MÉDICO ME INDICOU ESSE PROCEDIEMTO, MAIS EU NÃO VOU FAZER, CHEGA DE SOFRER, DOR A MAIS DE 15 ANOS DEPOIS DA CIRURGIA EU DISSE GRAÇAS QUE BOM ACABOU AS DORES, POR POUCO TEMPO FIZ AS FISIOTERAPIAS TUDO CORRETO A CIRURGIA ESTA BEM. MAIS AS DORES LOMBAR BAIXA , VENDO VOCES FALAR, MEU DEUS EU NÃO VOU FAZER NÃO.REMEDIOS QUE VC, USAM EU TB, JÁ USEI TODOS SÓ DÁ UMA MELHORINHA POUCA MAIS SE ESTOU DEITADA FICA MELHOR, E PESO NA ESCADEIRA PARECE SER TONELADAS, OLHA NÃO ESTOU VIVENDO ISSO NÃO É VIDA, ESTOU PERDENDO A ESPERANÇA, E SOU MUITO ATIVA NA VIDA QUERO FAZER AS COISAS E ESTOU VEJETANDO, OLHA COM ESSES DEPOIMENTOS FECHOU... NÃO FAÇO ISSO MELHOR DEIXAR COMO ESTA, SEM CONTAR O CUSTO DOS MEDICAMENTOS, QUEM TEM EXPERIENCIA ME CONTA MAIS COISAS PRECISO DE AJUDA AMIGOS.
ResponderExcluirOla amigos da Dor.fiz o implante em 2011 e correção pq um eletrodo saiu do lugar em 2012.meu problema é no ombro. já passe por tds as terapias e remédios tbem. infelizmente não esta dando certo,as dores continuam tal como sempre. o médico ja fez td quanto foi programação e nada...tbem me incomoda muito.vou pedir pra retirar. Porém são casos raros em não dar certo,NA MAIORIA FUNCIONA PERFEITAMENTE. acho que vale a pena tentar. Abraço
ResponderExcluirHola , mi nombre es Michael .He leido varios casos de personas con SDRC y estoy de acuerdo en que el sufrimiento diaria con el que se vive porque yo lo estoy sufriendo .Despues de una artrodosis y 7 bloqueos del nervio simpatico y por supuesto fisioterapia, hidroterapia, medicacion de todo tipo , por fin llega el dia en que me van a poner el estimulador de medula espinal y estoy emocionado e ilucionado .Ya os contare. Si alguien nevedita saber algo de esta maldicion pueden ponerse en contacto conmigo en este email davidmrdelegado@gmail.com
ResponderExcluirEstou com dia marcado pra fazer o implante, mas estou com muito medo, pois só alérgica a alguns medicamentos e o que que dá certo pra algumas pessoas, em mim da sempre errado, não sei o que fazer
ResponderExcluirEu coloquei em 14 de março de 2019 tô 80 bem melhor só q não fico quieto p o aparelho cicatrizar tenho q ficar depois do mais notícias eu aconselho a colocar viu diminuir muitos remédios graças a Deus
ResponderExcluir